05/04/2012 20:40

Espaço Radiofônico

Resumo

 

 

            Desde a antiguidade tem-se a preocupação em criar ambientes de estudos para que o educando consiga entender o processo de ensino-aprendizagem, construindo o seu aprendizado, e consequentemente, o seu livre arbítrio, expondo o conhecimento e o seu respectivo talento. Esse processo só acontece quando é mediado entre, quem aprende e quem ensina, através de diálogo.

            A comunicação entre educador-educando é fundamental para que a aprendizagem se torne eficaz. Assim, o educando vai aos poucos se reconhecendo, e buscando dentro de si, as suas potencialidades, muitas vezes inibidas por falta de instigação, de oportunidade, para que seu potencial seja aflorado.     

            Hoje, recursos tecnológicos como a rádio-escola é utilizada em ambientes de aprendizagem. Na educação proporciona segundo alguns estudiosos, como Freire, Dallari, Citelli, Assumpção entre outros, meios para que os educandos construam seus conhecimentos de maneira prazerosa, fazendo com que esses recursos desempenhem um papel motivador no processo do ensino-aprendizagem.

            Estudos sobre o uso da rádio-escola na educação apontam o espaço radiofônico como uma possibilidade para ensinar os educandos a perderem a timidez, usando o microfone como um instrumento para apresentar seus trabalhos de uma forma significativa e desafiadora. Tal metodologia pretende que o educando aprenda a ser: produtor, locutor, difusor e receptor da comunicação. Para isso os trabalhos divulgados devem ser construídos com a participação dos educandos sob a orientação da educadora, que necessitará incentivar o trabalho grupal, sem esquecer que a apresentação desses esteja de acordo com a maturidade dos mesmos.

            É neste cenário que este estudo teve como objetivo propor ao processo de reflexão-ação-reflexão, inerente às práticas curriculares da instituição de ensino, alternativas metodológicas capazes de ampliar o papel do sujeito inserido em uma sociedade globalizante da qual ele é cidadão.

            Dentro desta perspectiva, defende-se que o desenvolvimento do ambiente radiofônico pode vir a ser de extrema necessidade tanto à evolução tecnológica, quanto ao aprendizado dos educandos na escola. Porém, como é possível construir um espaço radiofônico, se não existe investimentos nas instalações físicas da escola? Tal questionamento leva a repensar as propostas paradigmáticas, fazendo uso da rádio-escola como um recurso, a partir das ferramentas que estão ao seu alcance para a interdisciplinaridade, bem como o aprendizado dos educandos de forma lúdica, envolvendo todos os conteúdos. Para isso, cada professor tem a responsabilidade de orientar seus educandos de como elaborar uma leitura de seu aprendizado. Sendo um texto “pequeno”, com todas as informações contidas no mesmo, procurando abrir caminhos coerentes ao cotidiano da Escola.

            Assim, este trabalho buscou reforçar outras pesquisas realizadas na área, a partir da experiência de ensino da EJA na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Hilda Köetz, em São Pedro do Sul, que deu início ao uso do espaço radiofônico em 2003, com a participação de todos os educandos, através da apresentação dos trabalhos.

Notou-se, que o uso da rádio-escola na educação, despertou no educando a curiosidade, fazendo com que eles desenvolvessem o gosto por aprender todos os conteúdos. Tal percepção fez com que a experiência fosse estendida para os anos finais do Ensino Fundamental da mesma Escola, sendo os trabalhos divulgados com a 5ª, 6ª, 7ª e 8ª série, no espaço radiofônico, da autoria dos próprios educandos. Constituíam-se de notícias vinculadas através de pesquisas de jornais, revistas, TV, sites, poesias, rádio novela, dentre outros que permitiram aos educandos criarem o seu processo de aprendizagem, tornando interessante e divertido.

            Surge assim, a preocupação maior desse estudo, que é saber como os educandos dos anos finais do ensino fundamental da Escola Estadual Professora Hilda Köetz, no município de São Pedro do Sul, constroem o seu conhecimento frente ao espaço radiofônico presente nas atividades divulgadas pela rádio-escola.          

            A abordagem utilizada é a da pesquisa qualitativa que, segundo Gamboa (1991, p.91 - 115), é uma característica do paradigma crítico-dialético de caráter descritivo porque está voltado para a busca da qualificação das práticas pedagógicas e curriculares da instituição escolar. Dentro dessas perspectivas, o trabalho foi desenvolvido na escola visando alcançar mudanças de comportamento nos educandos quanto ao significado de produzir o seu próprio aprendizado.   O local da experiência é a quadra da referida escola onde estão instalados um microfone, uma caixa de som e um rádio. Os educandos se reúnem 10 minutos antes do intervalo para apresentarem os trabalhos e outros 10 minutos para ouvirem músicas.

            Para operacionalizar as atividades foram buscados subsídios em Angotti (1990) que acrescenta que as atividades educativas podem ser desenvolvidas em três momentos pedagógicos que são: a problematização inicial, a organização do conhecimento e a aplicação do conhecimento.

            Nesta perspectiva, ressaltamos que as análises e considerações apresentadas aqui são resultado do acompanhamento e da observação das atitudes de cada educando, quando foram anotadas as falhas e as vitórias que serviram de subsídios para promover a reflexão acerca das interpretações e conclusões por parte dos educandos, por mais simples ou absurdas que elas pudessem parecer. Os surgimentos desses posicionamentos aparentemente equivocados promoveram questionamentos que possibilitaram aos próprios educandos a percepção dos erros e corrigi-los.

 

—————

Voltar


Contato

COMUNIDADE HK